Thiago Barbosa de Campos
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Graduado (2008) e mestre (2019) em arquitetura e urbanismo, meu interesse de pesquisa gira em torno da produção do espaço por povos indígenas, passando pela construção (material e simbólica) de seus espaços edificados até a relação com o território e sua gestão comunitária. Me interessa investigar as ações coletivas em torno de tal produção e a relação entre pesquisadores, arquitetos e assessores não indígenas nestes contextos. Tomo como inspiração o método etnográfico, atuando interativamente com as populações estudadas, tendo trabalhado junto à grupos Xakriabá e Pataxó que vivem no estado de Minas Gerais, Brasil.
PUBLICAÇÕES MAIS IMPORTANTES
CAMPOS, Thiago B.; CANUTO, F. . Da retomada à invenção do território: a criação da aldeia Naô Xohã. Revista Indisciplinar, v. 5, p. 239-261, 2019.
MONTE-MOR, R. L. M. ; CAMPOS, Thiago B. ; CAMPOS, M. B. . A questão demográfica indígena: o caso dos Xakriabás no Norte de Minas Gerais. In: XV Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2006, Caxambú. Anais do XV Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2006.