Crianças fazendo desenho da aldeia para representar pontos importantes para a economia e gestão do território. Créditos: Edvaldo Xakriabá, 2021.
As atividades resultaram na produção de desenhos, fotos, vídeos, narrativas e também no registro das conversas síncronas. Nos últimos encontros foi construído, de forma colaborativa, um material síntese das discussões (tabela e cartazes temáticos). Tal material, trabalhado também pela Oficina Produção de Mapas, tem como foco as propostas para o futuro da TIX, prevendo, assim, seu encaminhamento às lideranças locais e ampla circulação dentro da TIX. De forma integrada aos cartazes estão sendo produzidos vídeos temáticos com as fotos e desenhos compartilhados pelos participantes do GT, visando retratar a realidade na TIX, bem como indicar as potencialidades que subsidiam as propostas a serem levadas à discussão ampla das lideranças.
Resultados do GT, produzidos pelas crianças. Créditos: Edvaldo Xakriabá, 2021.
GT Gestão do Território e Economia
O GT Gestão do Território e Economia foi conduzido em três diferentes dinâmicas de interação: encontros online síncronos, postagens dos participantes na sala de aula virtual (Google Classroom) e discussões/envios de imagens e vídeos no grupo de WhatsApp composto por todos os integrantes do GT. As atividades abordaram as condições na Terra Indígena Xakriabá (TIX) referentes à: disponibilidade de água; mobilidade (interna e externa); produção (agrícola, artesanato, artefatos, etc.); consumo (interno e externo) e comércio e serviços presentes na TIX. Dentro dessas temáticas, as dinâmicas ocorreram em três momentos: o primeiro tratando das realidades vividas no passado da TIX (últimos 15 anos), o segundo momento abordando os desafios e conquistas do momento presente, e, por fim, as tendências e propostas para o futuro.